Vamos ajudar o nosso ambiente!

Este blog tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a defesa do meio ambiente. Deste modo, assume-se como um meio de divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos da escola Pedro Eanes Lobato e promoção de comportamentos saudáveis.







Passeio de Primavera

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Visita de estudo ao M.A.R.L

No passado dia 25 de Janeiro, a turma do 6ºA, visitou o mercado abastecedor da região de Lisboa -M.A.R.L.
Um dos aspectos que logo impressionou, foi a sua dimensão. Ocupa uma área correspondente a 100 campos de futebol.
Está organizado por pavilhões de cores diferentes, de acordo com os produtos que contêm. Assim o pavilhão amarelo tem flores, o pavilhão verde frutas e legumes, o pavilhão azul contém peixe e o vermelho carne,vinho e diversos outros produtos.
O comércio é feito durante a noite. Nestas instalações trabalham em média 1000 pessoas.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar o pavilhão da fruta, e as diferentes câmaras de refrigeração, pois como o tempo de amadurecimento é diferente nos diversos frutos, estes encontram-se separados.

Outro aspecto impressionante é a quantidade de painéis fotovoltaicos que abastecem o mercado e cerca de 30 000 habitações. É a maior central fotovoltaica do mundo em zona urbana.

Os alunos participaram ainda no projecto 5 ao dia. Assistiram a uma apresentação sobre a importância de uma alimentação saudável que terá de incluir 5 porções de legumes e frutas distribuídas pelas refeições do dia. Confeccionaram uma salada de frutas relembrando as características de cada fruta e realizaram um jogo de descoberta de sabores utilizando apenas o olfacto.

Testemunharam ainda, as condições higieno-sanitárias do mercado, numa altura em que cada vez mais, a segurança alimentar terá de estar presente para a nossa saúde. Terminámos a visita com a entrega a cada participante uma taça com salada de frutas, um livrinho e um íman de recordação.
Foi uma manhã diferente onde os alunos aprenderam divertindo-se.

1 comentário:

Finalmente Férias!!!!

ferias

Depois de muito trabalho devemos relaxar...

Eclipse Lunar

Dia Mundial do Ambiente -5 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho
"Educai as Crianças, para que não seja necessário punir os Adultos" Pitágoras

Direitos das Crianças