A preservação das espécies é um factor importante para o equilíbrio dos ecossistemas da Terra.
Com as condições de sobrevivência a serem alteradas, as espécies correm risco de extinção.Vejamos algumas aves que são raras no mundo.Pato mergulhão ( Mergus octosetaceus) Vive na região central do Brasil e nordeste da Argentina.Há cerca de 250 indivíduos.Alimenta-se de peixes que povoam os rios de correntes rápidas.Está em declínio devido à alteração da corrente hídrica e à poluição das águas.
O Piriquito de barriga laranja ( Neophema Chrysogaster) Pequeno papagaio que se reproduz na Tasmânia e migra no inverno para sudeste da Austrália.
Existem cerca de 150 indivíduos e está em extinção devido à destruição do seu habitat pelo Homem ( desenvolvimento urbano). Grou da Manchúria ou Grou japonês ( Grus japonensis) Ave de grande porte que existe na Rússia,China Oriental e Japão.Há cerca de1700 indivíduos.Está em declínio devido à destruição e reconversão das zonas húmidas.
Íbis do Japão (Nipponia nippon)Ave aquática de tamanho médio que vive actualmente na China central. Existem cerca de 250 indivíduos.Está em declínio devido à substituição dos campos de arroz por campos de trigo. Alimenta-se de pequenos crustáceos e moluscos que vivem nos arrozais.
Corujinha da floresta ( Athene blewitti) Vive na região central da Índia e existem menos de 250 indivíduos.
KaKapo ( Strigops habroptila)
É um papagaio grande, não voador que vive na Nova Zelândia. Existem cerca de 240 indivíduos.
O seu declínio deve-se à introdução de mamíferos predadores especialmente o gato selvagem.
É tempo do Homem tomar consciência que os seus actos podem causar desiquilíbrios perigosos na Natureza que pôem em causa a sobrevivência de espécies e a destruição dos ecossistemas.