Vamos ajudar o nosso ambiente!

Este blog tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a defesa do meio ambiente. Deste modo, assume-se como um meio de divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos da escola Pedro Eanes Lobato e promoção de comportamentos saudáveis.







Passeio de Primavera

sábado, 23 de outubro de 2010

16 de Outubro
Dia Mundial da Alimentação



Para comemorar o dia Mundial da Alimentação, o clube do ambiente fez uma pequena exposição de trabalhos de alunos e montou uma roda com alimentos frescos.
Pretendeu-se chamar á atenção para a importância da alimentação equilibrada numa vida saudável.
Os trabalhos expostos faziam referência á evolução da roda dos alimentos, às diferentes pirâmides alimentares , á importância da alimentação saudável, aos distúrbios alimentares provocados por excesso ou falta de nutientes e ainda foram divulgadas algumas receitas típicas de Portugal e países Africanos.
Os alunos gostaram muito desta exposição.

E para que não se esqueçam de fazer uma alimentação correcta aqui estão dez recomendações:
1.Faça um bom pequeno-almoço:
Para ser completo, o pequeno-almoço deve incluir três grupos de alimentos: fruta, lacticínios e cereais. Antes de sair de casa, beba um copo de leite ou um iogurte e cereais de pequeno-almoço ou uma fatia de pão integral com queijo ou fiambre; acompanhe com fruta à sua escolha.
2. Faça uma pausa para lanchar:
Lanches ligeiros a meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite.
3. Inicie o almoço e jantar com sopa de hortaliças e legumes:
as verduras e legumes devem estar sempre presentes nas refeições. Estes alimentos são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras; além de ajudar o intestino a funcionar melhor, diminuem a sensação de fome, principalmente se forem consumidas no início das refeições.

4. Beba líquidos:
Água, chá, infusões e sumos naturais são as melhores opções para hidratar o seu organismo. Recomenda-se 1,5 a 2 litros por dia - o equivalente a 8 ou 10 copos. Lembre-se que a água é o principal componente do nosso organismo.
5. Abuse das frutas:
Recomendam-se cerca de 3 a 5 porções de fruta por dia. Elas encaixam-se perfeitamente em todas as refeições: ao pequeno-almoço, lanches entre as refeições ou como sobremesa.
6. Controle o consumo de sal:
Evite o excesso. Reduza a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos muito salgados (ex: presunto, alguns tipos de queijo), pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão. Para temperar e dar um toque especial aos seus pratos explore combinações de ervas aromáticas e especiarias.
7.Evite os fritos:
Em vez de fritos, opte por grelhados, assados, ao vapor ou grelhados As frituras podem ser consumidas, mas desde que seja esporadicamente.

8. Experimente novos alimentos:
Se só de pensar em alimentos integrais, frutas, grãos, soja, peixes e verduras começa a perder o ânimo - está na hora de rever seus hábitos! É cada vez mais conhecido o benefício destes alimentos para a saúde. Se não tem o hábito de experimentá-los, uma forma de o fazer é adicionar estes produtos aos seus alimentos habituais. Além de enriquecer a sua alimentação, conhecerá novos sabores.
9.Mastigue devagar:
Mastigar bem os alimentos ajuda no controlo da saciedade e da digestão. Por isso, saboreie os alimentos e delicie-se com o seu aroma, gosto, temperatura e textura.

10. Alimentação, sinónimo de prazer e bem-estar:
Tenha atenção ao que come e onde come. Procure fazer as suas refeições num local tranquilo e com um ambiente agradável.

Lembre-se que não existem alimentos proibidos!

Pode e deve comer de tudo um pouco, desde que prevaleça o bom senso e a moderação. Uma alimentação correcta satisfaz a sensação de fome e previne doenças. Utilize o potencial de cada alimento para ter saúde e longevidade com qualidade de vida.

1 comentário:

  1. E estava bem bonita, a exposição! Os amigos do ambiente, estão de parabéns...e obrigada pelos conselhos, bem preciso de os seguir.

    ResponderEliminar

Finalmente Férias!!!!

ferias

Depois de muito trabalho devemos relaxar...

Eclipse Lunar

Dia Mundial do Ambiente -5 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho
"Educai as Crianças, para que não seja necessário punir os Adultos" Pitágoras

Direitos das Crianças