Enquanto alguns países lutam contra a seca e incêndios, outros estão com inundações,tempestades tropicais, nevões, furacões, etc. É o caso recente das inundações no estado do Rio de Janeiro que causaram desmoramento de terras engolindo casas e conduzindo à morte um elevado número de pessoas. Mas afinal, porque estão a acontecer tantas catrástrofes?
A maioria dos cientistas aponta como causa o aquecimento global da Terra, que está a induzir a alterações climáticas.
Vejamos as inundações que ocorreram em Nova Orleãs onde se perderam inúmeras vidas e bens irrecuperáveis
Os incêndios que todos os anos destroem áreas de floresta tão importantes para a sustentabilidade da vida na Terra.
O nível das águas do mar está elevado, devido à diminuição das calotes polares, o que põe também em causa a manutenção dos animais que aí habitam .
À medida que a população vai crescendo sem alteração dos padrões comportamentais da actividade humana ,a produção de gases de efeito de estufa também aumenta, piorando o aquecimento da Terra.
À medida que a população vai crescendo sem alteração dos padrões comportamentais da actividade humana ,a produção de gases de efeito de estufa também aumenta, piorando o aquecimento da Terra.
Mas o que podemos então fazer?
Como sabemos o Homem é o grande responsável pelo efeito de estufa, por isso, tem que ser o Homem a alterar comportamentos em defesa da Terra.
-Têm que ser contidas as emissões de gases poluentes. Diminuir o tráfico de automóveis utilizar filtros nas fábricas, etc.
-Tem que se recuperar as matas, fazer a reflorestação e impedir o corte indiscriminado de árvores.
-Tem que se abolir os aerosóis que destroem a camada de ozono.
- Mudar os hábitos de consumo de energia, substituindo o uso de combustíveis fósseis por outro tipo de energia, como a eólica, das marés, solar e biomassa.
- Reduzir, reciclar e reutilizar o lixo
Cabe a cada um de nós uma mudança de atitude e aos dirigentes das nações mais industrializadas que são as grandes poluidoras, uma política amiga do ambiente.
Não podemos esquecer que as alterações climáticas poderão ser mais rápidas do que a capacidade de adaptação das espécies o que conduzirá ao caminho da extinção da Vida.