Vamos ajudar o nosso ambiente!

Este blog tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a defesa do meio ambiente. Deste modo, assume-se como um meio de divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos da escola Pedro Eanes Lobato e promoção de comportamentos saudáveis.







Passeio de Primavera

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Outono


Estamos no Outono, apesar do calor que ainda sentimos...
As árvores adquirem tons acastanhados que conferem á paisagem uma beleza particular.
As folhas vão caindo na terra e dia após dia vão-se decompondo contribuindo para a formação do húmus tão necessário ao enriquecimento dos solos.
As plantas, num acto de agradecimento, vão crescimento ficando cada vez mais fortes e viçosas.
Os animais deliciam-se com os tenros caules,raízes, folhas e frutos saborosos. E a cadeia alimentar prossegue cruzando-se com outras formando teias alimentares mais ou menos complexas envolvendo todos os seres vivos da Terra. O ciclo de vida não pára justificando a afirmação de Lavoisier " Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
É o encanto daVida!

sábado, 23 de outubro de 2010

16 de Outubro
Dia Mundial da Alimentação



Para comemorar o dia Mundial da Alimentação, o clube do ambiente fez uma pequena exposição de trabalhos de alunos e montou uma roda com alimentos frescos.
Pretendeu-se chamar á atenção para a importância da alimentação equilibrada numa vida saudável.
Os trabalhos expostos faziam referência á evolução da roda dos alimentos, às diferentes pirâmides alimentares , á importância da alimentação saudável, aos distúrbios alimentares provocados por excesso ou falta de nutientes e ainda foram divulgadas algumas receitas típicas de Portugal e países Africanos.
Os alunos gostaram muito desta exposição.

E para que não se esqueçam de fazer uma alimentação correcta aqui estão dez recomendações:
1.Faça um bom pequeno-almoço:
Para ser completo, o pequeno-almoço deve incluir três grupos de alimentos: fruta, lacticínios e cereais. Antes de sair de casa, beba um copo de leite ou um iogurte e cereais de pequeno-almoço ou uma fatia de pão integral com queijo ou fiambre; acompanhe com fruta à sua escolha.
2. Faça uma pausa para lanchar:
Lanches ligeiros a meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite.
3. Inicie o almoço e jantar com sopa de hortaliças e legumes:
as verduras e legumes devem estar sempre presentes nas refeições. Estes alimentos são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras; além de ajudar o intestino a funcionar melhor, diminuem a sensação de fome, principalmente se forem consumidas no início das refeições.

4. Beba líquidos:
Água, chá, infusões e sumos naturais são as melhores opções para hidratar o seu organismo. Recomenda-se 1,5 a 2 litros por dia - o equivalente a 8 ou 10 copos. Lembre-se que a água é o principal componente do nosso organismo.
5. Abuse das frutas:
Recomendam-se cerca de 3 a 5 porções de fruta por dia. Elas encaixam-se perfeitamente em todas as refeições: ao pequeno-almoço, lanches entre as refeições ou como sobremesa.
6. Controle o consumo de sal:
Evite o excesso. Reduza a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos muito salgados (ex: presunto, alguns tipos de queijo), pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão. Para temperar e dar um toque especial aos seus pratos explore combinações de ervas aromáticas e especiarias.
7.Evite os fritos:
Em vez de fritos, opte por grelhados, assados, ao vapor ou grelhados As frituras podem ser consumidas, mas desde que seja esporadicamente.

8. Experimente novos alimentos:
Se só de pensar em alimentos integrais, frutas, grãos, soja, peixes e verduras começa a perder o ânimo - está na hora de rever seus hábitos! É cada vez mais conhecido o benefício destes alimentos para a saúde. Se não tem o hábito de experimentá-los, uma forma de o fazer é adicionar estes produtos aos seus alimentos habituais. Além de enriquecer a sua alimentação, conhecerá novos sabores.
9.Mastigue devagar:
Mastigar bem os alimentos ajuda no controlo da saciedade e da digestão. Por isso, saboreie os alimentos e delicie-se com o seu aroma, gosto, temperatura e textura.

10. Alimentação, sinónimo de prazer e bem-estar:
Tenha atenção ao que come e onde come. Procure fazer as suas refeições num local tranquilo e com um ambiente agradável.

Lembre-se que não existem alimentos proibidos!

Pode e deve comer de tudo um pouco, desde que prevaleça o bom senso e a moderação. Uma alimentação correcta satisfaz a sensação de fome e previne doenças. Utilize o potencial de cada alimento para ter saúde e longevidade com qualidade de vida.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Novo ano lectivo

Cá estamos nós cheios de força para iniciarmos um novo ano lectivo, depois de umas férias descansadas.
Todos os alunos passaram de ano, estando agora no 6ºA. Estão ansiosos por realizar actividades e divulgá-las no seu blogue.
A todos os alunos desejo um bom trabalho.

Finalmente Férias!!!!

ferias

Depois de muito trabalho devemos relaxar...

Eclipse Lunar

Dia Mundial do Ambiente -5 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho

Dia Mundial da Criança-1 de Junho
"Educai as Crianças, para que não seja necessário punir os Adultos" Pitágoras

Direitos das Crianças